FAQ
1. O que é a Novalmadavelha?
A Nova Almada Velha – Agência de Desenvolvimento Local é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, constituída em 2001 por iniciativa do Município, que tem como associados fundadores a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal, a Câmara Municipal de Almada, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Santuário Nacional de Cristo-Rei, o Seminário Maior de S. Paulo de Almada e União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.
Tem por objeto “potenciar o desenvolvimento integrado da cidade de Almada, enquanto centralidade metropolitana de primeira importância, contribuindo para consolidar a realidade da grande cidade das duas margens, para revitalizar o relacionamento urbano com o Estuário do Tejo e para o estabelecimento de complementaridades funcionais no contexto de uma Área Metropolitana multipolar, através de ações e projetos que envolvam os diversos agentes, nomeadamente nos domínios do património cultural e natural, do lazer e do turismo, da animação urbana, da formação profissional e do emprego, da divulgação e do marketing”.
2. O que é que fazemos?
I. Promoção do empreendedorismo e apoio ao tecido empresarial de base local
Das principais atividades, destaca-se:
1. Atendimento, informação e encaminhamento de investidores e empresários.
A Agência assegura atendimento de 1ª linha nos domínios do emprego e empreendedorismo e o respetivo encaminhamento para as entidades que integram as redes formais e informais de stakeholders setoriais e locais, nomeadamente o Município, IEFP – Centro de Emprego de Almada, Madan Parque de Ciência, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Stª Casa da Misericórdia de Almada.
2. Acolhimento, acompanhamento e aceleração de projetos.
Sendo a Agência a entidade gestora de dois equipamentos municipais para o acolhimento empresarial – Núcleo Empresarial de Almada Velha e Quarteirão das Artes e dinamizadora da Cozinha Partilhada de Alfazina, assegura a receção de candidaturas de interessados na criação do próprio emprego e de microempresas nestes espaços.
3. Apoio à geração de ideias de negócio e promoção de redes empresariais.
Pretende-se continuar a assegurar a dinamização de ações de capacitação para o empreendedorismo, o apoio à constituição do próprio negócio e o acompanhamento na fase pós-constituição da empresa, suportando este trabalho nas redes locais de entidades, empresários e gestores de micro e pequenas empresas.
II. Gestão de Suportes Comunicacionais
A partir do ano de 2019, a Novalmadavelha assegura uma nova linha comunicacional para a área do desenvolvimento socioeconómico local, devendo afirmar-se a marca Made In Almada na promoção dos produtos e serviços com origem no Concelho, em articulação com o Município.
III. Dinamização do território
O objeto social da NAV, bem como os respetivos estatutos, atribuem à Agência, entre outros, um papel ativo no desenvolvimento de ações e projetos nos domínios do património cultural e natural, do lazer e do turismo, da animação urbana, envolvendo diversos agentes locais e setoriais.
Neste âmbito, destaca-se a realização do Festival Sons de Almada – Música nas Igrejas, evento que contribui para dinamizar a fruição pública do património religioso da cidade, numa lógica secular, contribuindo assim para a valorização destes espaços e relacionando-os com a dinamização de setores e atividades que aqui se pretendem valorizar, nomeadamente o turismo cultural.
O Festival destina-se ao grande público, pretendendo-se que esta relação que sempre existiu entre a música e arquitetura sejam elementos determinantes na conceção da iniciativa, fomentando uma maior aproximação com a comunidade.
3. Como faço para candidatar o meu projeto a um dos espaços da NAV?
Para candidatar o seu projeto, deve preencher e submeter o formulário online. Não existem períodos nem prazos de candidatura, pelo que pode submeter o mesmo em qualquer dia do ano.
4. Quanto tempo demoram a responder à minha candidatura?
Depende do volume de candidaturas que estivermos a receber no momento, mas no prazo máximo de 1 mês terá uma resposta, quer seja negativa quer seja positiva. A resposta é comunicada via e-mail.
5. Quem é que avalia as candidaturas às incubadoras?
As candidaturas são avaliadas pelo Conselho de Administração da Novalmadavelha – Agência de Desenvolvimento Local, composto por representantes do Município de Almada, da Faculdade de Ciências e Tecnologia –UNL, da Delegação de Almada da Associação do Comércio, Indústria, Serviços, Hotelaria e Turismo do Distrito de Setúbal e do Seminário Maior de S. Paulo.
6. Quais são os critérios de avaliação das candidaturas?
As candidaturas serão avaliadas em função do curriculo académico e profissional do promotor, da viabilidade económico-financeira do projeto, do seu enquadramento nos objetivos do equipamento e adequação ao espaço. A aprovação das candidaturas está sujeita a decisão do Conselho de Administração da Novalmadavelha.
7. Ainda não tenho empresa constituída, posso candidatar-me?
Sim. Selecionamos projetos em várias fases. Pode não ter a empresa constituída e estar apenas ainda a testar o seu negócio, ou pode ser uma empresa que já esteja no mercado, sendo que privilegiamos iniciativas constituídas formalmente há menos de um ano.
8. Quais são os requisitos para me candidatar?
Poderão candidatar-se pessoas singulares promotores de um projeto empresarial, bem como empresas preferencialmente constituídas há menos de um ano.
9. Não sou cidadão português, posso candidatar-me na mesma a um dos espaços da Novalmadavelha?
Sim. Podem candidatar-se cidadãos de todas as nacionalidades.
10. Qual o tipo de projetos que não é aceite?
Não são aprovados projetos que demonstrem inviabilidade de negócio e atividades que não se adequem aos espaços de acolhimento a que se candidatam.
11. Caso a minha candidatura seja aceite, qual o valor da renda mensal?
Consulte o regulamento de acesso de cada espaço de acolhimento empresarial.
12. Só quero estar incubado virtualmente. Tenho de candidatar-me?
Sim, sempre.
13. Caso não seja aceite, posso candidatar-me outra vez?
Sim. Não há limite para o número de vezes que pode candidatar-se, pois pode melhorar o seu projeto ou empreender outro.
14. Tenho uma ideia de negócio, mas não tenho Plano de Negócios e ainda estou a desenvolver o produto/serviço. Posso candidatar-me?
Sim. Para se candidatar pode ter apenas uma ideia de negócio, contudo é valorizado que já tenha sido desenvolvido parte do produto/serviço ou efetuado teste ao mercado; Para se instalar, a atividade deverá ser formalmente aberta num prazo de seis meses após a aprovação da candidatura.
15. Caso o meu projeto seja aceite, quanto tempo posso “residir” nos espaços de acolhimento?
Em qualquer um dos nossos espaços de acolhimento empresarial, o prazo máximo de permanência é de 3 anos, com possibilidade de prorrogar por mais 2 anos, sujeito a avaliação.
16. Como posso aceder a informação sobre workshops, seminários, eventos e outras iniciativas que desenvolvem?
Através dos canais online da Novalmadavelha (site e facebook) manteremos a agenda atualizada, com acesso direto às respetivas fichas de inscrição.